quarta-feira, 14 de maio de 2008

resenha do filme Tartufo

titulo original: herr tartüff
direção: f. w. murnau
ano: 1927
país: alemanha
74 min /p&b /mudo
com: emil jannings, werner krauss, rosa valetti...


Tartufo, adaptação expressionista de 1927 da peça teatral homônima de Jean-Batiste Molière. Uma serviçal planeja matar um velho senhor rico para ficar com sua herança. A chegada do sobrinho do velho vem para atrapalhar seus planos, que percebendo sua falsidade, decide desmascara-la. A história contada assim parece simples e clichê, mas, Tartufo é a mais precisa crítica à manipulação religiosa que eu já vi no cinema e na literatura, e fico pensando como um filme de 1927, sem ter ainda a propriedade da técnica sonora, pode ser tão atual completo e afiado?

por: isaias faria

1 comentários:

Carlos Henrique disse...

Caro Rodrigo, confesso que fiquei extremamente curioso,você leus meus pensamentos ao escrever, nas primeiras palavras eu pensei "clichê demais para o meu gosto", mas quando falou da critica à manipulação religiosa uma pontada de curiosidade me açoitou.

Obrigado pelas ótimas dicas, assisti ao filme perfume,recomendado aqui por você...simplesmente perfeito.

Grande abraço!
Carlos Henrique