quinta-feira, 10 de abril de 2008

Especial: Antigas civilizações no cinema, parte II.

Império Romano:

O antigo, poderoso e grandioso Império Romano, foi várias vezes; ora de forma grandiosa, ora de forma ínfima, retrado no cinema de todos os tempos. Citarei a seguir uma pequena lista com alguns filmes de maior expressão ou não, que retrataram de forma bastante detalhista o Império Romano. Eu pessoalmente os recomendo para quem não tenha vista ainda. Em seguida uma resenha sobre o clássico de Stanley Kubrick, "Spartacus", de 1960.


*Spartacus (1960) Dir. Stanley Kubrick, Com Lawrence Olivier, Tony Curtis, e Kirk Douglas.

*Caligula (1980) Dir.Tinto Brass e Bob Guccione, Com Malcolm McDowell, Helen Mirren, Peter O'Toole, John Gielgud.

*Satyricon (1969) Dir. Federico Fellini. Com Martin Potter, Hiram Keller, Max Born, Salvo Randone.

*Queda do Império Romano (The Fall of the Roman Empire) (1964) Dir. Anthony Mann. With Sophia Loren, Stephen Boyd, Alec Guinness, James Mason, Christopher Plummer.



Resenha: Spartacus (Filme Épico-romano)


Spartacus

Diretor: Stanley Kubrick.
Data de lançamento: 1960.
Origem: EUA.
Com: Com Lawrence Olivier, Tony Curtis, e Kirk Douglas.






"Ambientado na Roma antiga, Spartacus segue um grupo de escravos que são compradas por um treinador de gladiadores para utilizá-los como entretenimento para pessoas que se divertem ao vê-los se digladiarem até a morte. Não aceitando mais por muito tempo as injustiças da escravidão, um dos escravos lidera uma revolta entre as populações dos escravos, formando assim um exército de gladiadores guerreiros. Porém, eles não pretendem se vingar dos romanos, mas sim, só querem atravessar o mar para uma vida de liberdade. No entanto, o Senado romano não vê os acontecimentos com bons olhos, em conseqüência decidem iniciar uma caçada aos gladiadores. São notáveis as brilhantes atuações de todo o elenco, vale também, imprenscidívelmente destacar a impressionante direção e montagem épica, com notáveis atuações de Peter Ustinov e Charles Laughton, em particular. Amostra de elementos vastamente demonstrativos de como sobrepor eventuais momentos das mãos moralidade, e da opressão. Filme de dimensões colossais! Altamente recomendado!" Por Rodrigo HM.


Curiosidades:

*O filme foi filmado em equipamento Super Technirama 70, um formato q rodava o filme de 35 mm pela câmera horizontalmente, criando perfurações muito largas no negativo, devido à compressão anamórfica de 150%.

*As cenas da batalha final foram filmadas na Espanha, que custaram 12 semanas desde os ensaios até as filmagens, sendo usado 8.000 soldados da Infantaria do Exército Espanhol.

*A equipe que restaurou o filme, descobriu, que a trilha sonora original para a cena do “banho” foi perdida, então Tony Curtis, teve de ser convocado para refazer suas falas, 30 anos depois. Anthony Hopkins forneceu sua voz para o personagem do já falecido Laurence Olivier.


0 comentários: