sábado, 12 de abril de 2008

Filmografia do mês: Jim Jarmusch.

Jim Jarmusch é o último grande cineasta verdadeiramente independente na América. Isto não é uma declaração sobre a sua sensibilidade, se é verdade que seu estilo minimalista cinematográfico e sua capacidade de desafiar a cultura pop, e o cinema clássico, deram-lhe uma presença única nos últimos 20 anos. Enquanto outros diretores podem ser saudados pela originalidade e independentes pontos de vista, Jarmusch, ao contrário, nunca fez um único filme em um estúdio. Desde sua estréia, o filme "Stranger Than Paradise'', de 1984, que custou 150.000 doláres, a extrapolou os 2,5 milhões de dólares na América do Norte, tendo como consequência uma premiação em Cannes, permanentemente dando a ideia de como um filme independente pode se sobresair. Intrinsecamente inacessíveis em forma vanguardista, ele tem propriedade e controle sobre todos os seus filmes.




Filmografia:

2005 - Flores partidas (Broken flowers)
2003 - Sobre café e cigarros (Coffee and cigarettes)
2002 - Ten Minutes Older: The trumpet
1999 - Ghost Dog (Ghost Dog: The way of the samurai)
1997 - Year of the horse
1995 - Dead man (Dead man)
1993 - Coffee and cigarettes III (curta-metragem)
1991 - Uma noite sobre a Terra (Night on Earth)
1989 - Trem mistério (Mystery train)
1989 - Coffee and cigarettes II (curta-metragem)
1986 - Down by law
1986 - Coffee and cigarettes (curta-metragem)
1984 - Stranger than paradise
1982 - New world, The (curta-metragem)
1980 - Permanent vacation

3 comentários:

Isaias de Faria disse...

realmente, meu velho, o jarmusch é desafiador, e não só da cultura pop mas de todos os pontos narrativos da arte em geral que dão as coisas "esclarecidas". o jarmusch não dá o final, mas sim a perplexidade. valeu demais pela filmografia.vamos lá meu amigo!!!

Isaias de Faria disse...

sobre o jim jarmusch gostaria que (re)assistisse o capitulo renée, do filme sobre café e cigarros, ele não tem como ser descrito a não ser como intrigante. ilustrará com certeza o comentário anterior. um abarço do amigo isaias.

Rodrigo HM disse...

Com certeza,"Sobre cafés e cigarros", trata-se de um filme verdadeiramente, intrigante como você disse, acho bacana esse lance de as pessoas terem de interpretar as coisas a própria maneira, esse "que" de mistério, com certeza deixa o filme mais instigante, não é atoa q ele é um diretor incompreendido por muitos! Abraço.